sábado, 17 de maio de 2014

Games / Tecnologia




"Devemos prestar atenção aos vários tipos de sites, aplicativos e redes sociais que podem ajudar pessoas a encontrar tempo para reflexão e questionamentos autênticos, bem como criar espaços para o silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus".
(Papa Emérito Bento XVI, 24/01/12)


Um novo desafio se aproxima. Assim como foi dito no post sobre as novidades do blog, o Lance de Santidade inaugura aqui a coluna “Games/Tecnologia”.
Constantemente entramos em contato com muitos recursos tecnológicos que tem sido tão rapidamente renovados: a cada dia há um processador Intel mais rápido, um smartphone com câmera com mais megapixels que o de ontem, um Ultrabook que também é tablet (“Ultrabook Conversível”) etc. Da mesma forma os produtos da indústria do entretenimento: cada vez mais os games tem maiores equipes de desenvolvimento, usam equipamentos de processamento gráfico mais avançados (chegando até mesmo ao fotorrealismo)... Tudo acontecendo tão rápido!
Em meio a tudo isso surgem as questões: o que fazer? Como lidar com o que chega até nós a cada dia? E a vida espiritual, como fica? É possível usar da tecnologia para me aproximar mais de Deus?
Esta coluna trará recursos, sugestões, testemunhos, exemplos para responder à ultima pergunta com um grande SIM, é possível! Abaixo listamos os tópicos principais para cada tema - mais à frente, com sugestões, poderemos ter mais tópicos para dialogarmos com os leitores.


Games


Jogos desde clássicos dos videogames de gerações passadas até os lançamentos dos consoles atuais e computadores. Também jogos das plataformas móveis mais populares: Android, Windows Phone e iOS. Faremos análises com sugestões de interpretações de enredos sob a ótica cristã, assim como selecionar os games que são bons para uma prática sadia de entretenimento seja sozinho ou entre amigos. A princípio, esses são os tópicos:
  • Alienação: os games podem fazer nos sentirmos tão confortáveis com seu contexto que podemos correr o risco de esquecer da realidade. Quais fatores podem nos tornar alienados? Quando isso ocorre? Quais são os riscos?
  • Vício: é preciso gerenciar bem o tempo que damos aos games. O que pode configurar um vício por jogos?
  • Cultura gamer: podem os games nos ensinar algo? Através de enredos de jogos iremos apresentar formas de lidar com a cultura gamer - afinal, o entretenimento é necessário a todo ser humano, e é claramente possível nos divertirmos sadiamente tendo um aprendizado.
  • Testemunhos: os games podem nos tocar com sua arte? Aliás, a que ponto jogos são obras de arte? Apresentaremos testemunhos de pessoas que veem uma poética em games que marcaram suas vidas - e você, já foi tocado por algum game? Deus age através da expressão artística!


Tecnologia


"Hoje em dia o consumismo de gadgets virou uma certa religião"


Vamos abordar diversos aspectos da Indústria da Tecnologia com seus produtos: smartphones, tablets, computadores, assim como as tendências que são apresentadas a nós tantas vezes como “a solução para nossos problemas” - mas será que são mesmo? Abaixo os tópicos que podem aumentar de acordo com as sugestões dos leitores:
  • Consumismo: é preciso muito cuidado com um consumismo que tem crescido muito nos últimos anos. A cada novo grande lançamento pessoas dormem em filas para terem em mãos um aparelho tecnológico de última geração. Como termos bons dispositivos sem sermos consumistas e apegados às coisas materiais?
  • Aplicativos: os sistemas Android, Windows Phone e iOS tem todo tipo de aplicativos! Vamos explorar as possibilidades que eles podem nos dar para que nosso dia a dia se torne mais prático e dinâmico - assim como nossa vida espiritual.
  • Tendências da Indústria: o que tem feito sucesso no mundo da tecnologia (a nível global) e como isso interfere nossas vidas? Para onde o mundo está indo com o rumo que a Indústria está tomando?
  • Produtividade: a tecnologia deve estar a nosso serviço! Como usar recursos tecnológicos para dinamizar nossa rotina? O que a internet tem a oferecer de bom pra nós? Faremos sugestões de ferramentas ótimas que podem nos ajudar muito de forma prática e eficiente.


Ctrl+Alt+Del e vamos juntos!


Temos em nós um anseio, um desejo pela profundidade das coisas: não nos contentamos com pouco, portanto ficamos inquietos com tantos exemplos do uso desordenado da tecnologia e dos games na sociedade. É por isso que o Lance de Santidade convida a todos para seguirmos em frente na caminhada de fé refletindo sobre essas temáticas que são tão importantes em nosso tempo, em nossa geração!
Aguardamos ansiosamente pela colaboração de vocês para que, cada vez mais, possamos juntos aprender a sermos pessoas diferentes num mundo que desperdiça recursos tão fascinantes, a provarmos com a vida que é possível sermos santos na frente de um computador, com um smartphone no bolso e uma imensa vontade de eternidade no coração! Nos vemos nos próximos posts da coluna Games/Tecnologia!






    Gostou? Concorda/Discorda? Comente! Para sugestões de temas ou pedidos de divulgação, envie E-mail com o assunto LdS Games/Tecnologia” (sem aspas) para digo.via.crucis@gmail.com ou via mensagem no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.